Primeiro do Brasil, MetrôRio passa a operar com pagamento digital nas catracas, graças à tecnologia Digicon.
Usuários não precisarão mais comprar ou recarregar um bilhete específico do metrô.
O MetrôRio começou a aceitar, em todas as suas 41 estações, o pagamento de passagens por meio de cartão de crédito, celular, pulseira e relógio com a tecnologia NFC (Near Field Communication). O operador será o primeiro no mundo a usar a nova solução global Visa Secure Access Module (SAM), que permite a aceitação de qualquer cartão, celular ou dispositivo com a tecnologia de pagamento por aproximação, sem a necessidade de trocar sua atual infraestrutura de validadores.
A iniciativa foi desenvolvida pela Visa em parceria com a Digicon para o MetrôRio, visando proporcionar mais agilidade aos usuários do sistemas, especialmente turistas. Para utilizar, o usuário precisa ter um cartão de crédito sem contato ou o dispositivo móvel com a tecnologia NFC e basta ir direto as catracas e apresenta-lo direto no validador. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura, sem custo adicional ou taxas, ao final de cada dia de uso, respeitando as regras de uso do sistema de transportes, como descontos e integrações.
Esse sistema de aproximação para pagamento tem a sua segurança garantida pelo VSAM (Visa Security Acces Module), especialmente desenvolvido para esta aplicação. A Digicon desenvolveu a integração deste dispositivo em seus validadores e ao sistema de bilhetagem em operação no MetrôRio desde 2007.
As empresas trabalharam juntas pouco mais de um ano, incluindo o período de desenvolvimento e de implantação do sistema de pagamento. Em dezembro do ano passado, foram realizados testes de usabilidade com um pequeno grupo de usuários. O sistema foi instalado no fim de abril e desde então o pagamento com cartões de crédito e dispositivos móveis vem crescendo mês a mês, beneficiando milhares de usuário diariamente. Vale lembrar que este sistema já foi implantando em Londres há mais de 3 anos e que a utilização de cartões de crédito e dispositivos móveis já ultrapassa o 50% das transações por lá.
O Gerente de Sistemas da Digicon, Sergio Queiroz, conta que a empresa desenvolveu e forneceu o sistema de bilhetagem eletrônica do MetrôRio, o que facilitou a parceria com a Visa. A Digicon adaptou o software da concessionária para atender as necessidades do projeto e fazer a interface entre os sistemas do metrô e da empresa de cartões. Queiroz explica que quando o usuário aproxima o cartão de crédito ou dispositivo com NFC no validador, é gerado um cartão virtual com as informações, que são enviadas para o adquirente e depois para a Visa, para que então seja lançada na fatura do cartão do passageiro. “Diferentemente dos estabelecimentos comerciais, este conceito dispensa a digitação de senhas por se tratarem de transações com valores reduzidos e com outros meios de validação para combater fraudes, mitigar os riscos da operação e calcular o valor a ser cobrado do passageiro no fim do dia”, ressalta Queiroz.