Porto Alegre utiliza tecnologia 4G e fibra ótica da Digicon para conectar os semáforos à Central de Controle de Trânsito.
Projeto Sinal Verde visa melhorar a gestão semafórica e proporcionar melhor fluidez ao trânsito da capital gaúcha.
Desde de outubro de 2023 o trânsito de Porto Alegre vem recebendo melhorias significativas através do Programa Sinal Verde, lançado pela Prefeitura da capital. O programa tem como objetivo principal promover a conectividade entre os controladores semafóricos e a Central de Controle da Mobilidade da EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação, através de tecnologia 4G ou fibra ótica.
Dos 634 controladores previstos, 347 já foram modernizados até o final de fevereiro, contemplando 557 locais semaforizados. A meta final do programa vai conectar 70% do parque de controladores instalados na capital.
Todos os controladores que serão conectados são equipamentos fabricados pela Digicon. A empresa também fornecerá em torno de 60 novos equipamentos para instalação em locais estratégicos em substituição aos controladores mais antigos existentes na cidade, e que são de outros fabricantes.
Todos os equipamentos receberão um módulo de comunicação 4G ou interface para Fibra Ótica, conectando-os a Central de Tráfego Web, software de monitoramento e gerenciamento em tempo real, também fornecido pela Digicon.
Controladores Digicon
A maioria dos equipamentos do parque de controladores são do modelo CD200 Plug in, que receberão o módulo para conexão via 4G ou via Fibra Ótica. Em pontos mais complexos, temos a presença do modelo CD300 Vanguard da Digicon. Disponível em configurações de 8, 16 e 24 fases, estes controladores são robustos, seguro e confiáveis. São o que há de mais moderno para gestão semafórica, utilizando algoritmos e tecnologia de ponta desenvolvidos pela empresa.
No total serão 30 meses de trabalho, sendo os primeiros 6 meses para atualização dos equipamentos e conexão a Central de Tráfego Web, e os 24 meses restantes para manutenção, suporte e garantia de funcionamento da comunicação.
Porto Alegre conta hoje com aproximadamente 1.430 locais semaforizados, com 11.072 semáforos gerenciados por cerca de 900 controladores, dos quais mais de 70% são Digicon.
Objetivo do Programa
O objetivo do programa é manter a disponibilidade de comunicação em no mínimo 90% dos equipamentos atualizados. O aumento da comunicação com a central de tráfego proporciona melhorias no controle do sistema semafórico e reflete em maior fluidez, otimizando o tempo dos deslocamentos dos veículos nas vias de Porto Alegre. Como resultado também acontecerá uma redução nos níveis de congestionamento em ao menos 20%. Tudo isso impacta de forma positiva a qualidade de vida dos porto-alegrenses.
A Digicon é líder em inovação no segmento de Soluções para o Trânsito e a maior fabricante de controladores de tráfego do Brasil. Suas soluções também já estão proporcionando melhorias e uma gestão inteligente da mobilidade urbana em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Osasco e São José do Campos, entre outras.