Divisão de Componentes Aeroespaciais da Digicon realiza a manutenção de suas Certificações Técnicas
A indústria aeroespacial, devido a sua alta complexidade, exige dos fornecedores competências específicas, profissionais com capacitações especiais e rigorosos padrões técnicos e de processos para garantia da qualidade e segurança. Por isso, a Digicon investe incansavelmente em tecnologias e capacidade técnica de suas equipes para desenvolver diariamente soluções robustas e de alta qualidade que atendam ao setor.
A Divisão de Componentes Aeroespaciais da Digicon é certificada para atender o segmento, sendo dotada de tecnologia fabril de ponta e conta com profissionais altamente qualificados, atendendo as mais altas exigências de gerenciamento de processos que uma indústria precisa seguir para fornecer para o setor aeroespacial.
Como atestado de excelência no cumprimento de todas as exigências do setor, a Digicon detém duas certificações Nadcap e a certificação AS9100, habilitando a empresa para fornecer componentes e serviços de Processos Especiais para grandes players do segmento Aeroespacial
Nadcap
A certificação atesta que a empresa fornecedora do Processo Especial opera dentro de rigorosos padrões técnicos para garantia da qualidade e segurança dos produtos fornecidos à indústria aeroespacial. O Nadcap foi criado pelos Prime Contractors mundiais da indústria aeroespacial (Boeing, Airbus, Embraer, Collins Aerospace, Rolls Royce, GE Aviation entre outros) e sua certificação é um fator essencial para fornecer um processo especial a um Prime Contractor.
Devido ao foco na segurança dos produtos fornecidos, o Nadcap é uma certificação muito técnica e detalhada. Os auditores são especialistas nos processos auditados. Além da parte documental há um foco importante na auditoria da execução prática dos processos.
Os Processos Especiais são um segmento da cadeia de suprimentos da indústria aeroespacial que inclui todos os processos que alteram o material, a superfície ou a integridade física de uma peça por meio de operações mecânicas, térmicas e químicas.
Em geral, o resultado de um Processo Especial só pode ser verificado por um ensaio destrutivo nas peças. Por esta razão, a conformidade de um Processo Especial depende do controle e monitoramento de três fatores: controle de equipamentos, qualificação de pessoal e monitoramento do processo.
Exemplos de Processo Especiais:
- Tratamento Térmico: a Digicon é acreditada pelo Nadcap desde 2018:
- Ensaios não destrutivos: a Digicon é acreditada pelo Nadcap desde 2015 e atualmente somos Mérito Ouro, nível mais alto de avaliação de uma empresa acreditada com o Nadcap;
- Processos Químicos: cromagem, revestimento de níquel, anodização de alumínio, etc.
AS9100
A AS9100 é uma norma de sistema de gestão da qualidade baseada na ISO 9001 com foco na qualidade aeroespacial, sendo uma exigência para um fornecedor da indústria Aeroespacial e tem como foco o atendimento a requisitos dos clientes e gestão de risco.
Como toda a certificação aeroespacial, há um foco na rastreabilidade, confiabilidade e segurança dos produtos fornecidos e compliance com as regras da indústria.
Ao contrário do Nadcap que é uma certificação extremamente técnica e focada no processo especial, a AS9100 atesta a conformidade do sistema de gestão da empresa na totalidade.