Digicon instala primeiro sistema de controle inteligente de trânsito no Rio de Janeiro.
Entender a mobilidade das cidades e auxiliar num convívio mais harmônico entre os modais é um desafio do nosso século. Por isso, a divisão de Mobilidade Urbana da Digicon cria soluções que melhoram a vida das cidades e garantem qualidade de vida para as pessoas.
Um exemplo disso é o Sistema Adaptativo de Controle de Tráfego em Tempo Real (SCATS) para a cidade de Duque de Caxias. Os equipamentos utilizam tecnologia de operação no modo adaptativo em tempo real, que funciona através da utilização de câmeras, capazes de realizar a leitura do fluxo de veículos que se aproximam das interseções semafóricas e enviam os dados para o centro de controle, que utiliza avançado software que permite manter o sinal aberto automaticamente quando o fluxo exigir.
Ao todo serão instalados 30 equipamentos inteligentes. Na primeira fase, que deverá estar concluída em dezembro, serão instalados 18, incluindo três em Xerém.
O secretário municipal de Políticas de Segurança da cidade explica que o sistema funcionará de forma autônoma, independente da interferência de operadores. “Será capaz de minimizar os congestionamentos causados por temporizadores com tempo fixo que não atendem a demanda nas vias, além de garantir uma melhor distribuição dos tempos dos semáforos nas aproximações. Também vai diminuir consideravelmente o tempo de viagem nos trechos entre os semáforos” afirma.
Nosso parceiro integrador Sinal Vida de Recife, foi o responsável por mais esta conquista para a Digicon e para os moradores da cidade de Duque de Caxias.