Aeroporto de Congonhas aposta em tecnologia para facilitar o embarque de passageiros
A inovação foi proporcionada com instalação dos equipamentos dFlow BCBP da Digicon.
O Aeroporto de Congonhas é o segundo maior do Brasil em movimento de passageiros. Administrado pela Infraero, é um símbolo para a cidade de São Paulo e para os apaixonados por aviação, especialmente pela sua arquitetura e localização privilegiada no centro da capital paulista.
A Digicon como a vencedora da licitação, junto a Infraero para fornecimento de automação para o embarque de passageiros, foi a fornecedora da solução tecnológica com os equipamentos dFlow BCBP, sigla para “Bar Coded Boarding Pass”, que significa Cartão de Embarque com Código de Barras. A tecnologia permite que o cartão seja lido e verificado pelo sistema, garantindo a segurança da operação. Por meio dessa mesma licitação, já foram instalados e estão funcionando estes novos equipamentos no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Chegando, agora, a vez do Aeroporto de Congonhas seguir essa tendência mundial.
Neste projeto, foram fornecidos 13 equipamentos dFlow BCBP, formando 10 passagens, com leitura dos cartões de embarque através de Códigos de Barras e QR Code. Com o sistema automatizado, a liberação de acesso é feita pelo próprio passageiro, de forma rápida e segura, precisando apenas aproximar o cartão de embarque ao leitor.
Os ganhos com o sistema são muitos. Além do embarque se tornar mais ágil, rápido e seguro, reduzindo filas e aglomerações, evita-se o contato entre as pessoas e o equipamento, medida muitíssimo recomendada em tempos de pandemia.
Realizada em novembro de 2020, a instalação foi um trabalho conjunto da equipe técnica do Aeroporto, que preparou a infraestrutura, e a equipe técnica da Digicon, que por sua vez fez a instalação dos equipamentos e todo o setup para início de funcionamento, além de realizar uma operação assistida nos primeiros dias de atividade.
Quer saber mais sobre as soluções de automação de embarque de passageiros e outras soluções para aeroportos da Digicon? Clique aqui.