Digicon fornece tecnologia para a modernização dos semáforos da cidade de São Paulo
A Digicon está fornecendo a solução tecnológica inteligente no maior projeto de modernização do sistema semafórico na cidade de São Paulo. A empresa, líder em inovação no segmento de Soluções para o Trânsito e a maior fabricante de controladores de tráfego do Brasil, está contribuindo com equipamentos e softwares que vão promover grandes melhorias na forma como a maior metrópole do país pulsa e se move, proporcionando muito mais controle e eficiência na gestão do trânsito urbano com melhoria da fluidez e redução de congestionamentos.
A área do minianel viário da capital paulista é notória por seu trânsito intenso, mesmo com a aplicação das regras impostas pelo rodízio de placas, evidenciando a necessidade de uma solução inteligente. Com a implementação do projeto, a Digicon irá fornecer, além dos equipamentos e sistemas, o suporte técnico e treinamento para a empresa Ilumina SP, empresa contratada através de PPP (Parceria Público Privada) para execução do projeto de modernização do sistema semafórico.
O coração desta modernização são os Controladores de Tráfego da Digicon, especificamente o modelo CD300 Vanguard da Digicon. Estes equipamentos, disponíveis em configurações de 8, 16 e 24 fases, são a última palavra em tecnologia para gestão semafórica. Ao todo, 1.900 desses controladores inteligentes serão instalados nas principais avenidas da capital paulistana, conectados a câmeras de última geração, que operam como sensores de fluxo dos veículos, atuando em cada cruzamento, monitorando a situação do trânsito e transmitindo através de redes de fibra ótica as informações até o sistema central.
A Central de Controle utiliza o Sistema Adaptativo SCATS, também fornecido pela Digicon. Este sistema inteligente é composto de softwares com algoritmos que analisam, gerenciam e atuam em todos os cruzamentos a ele conectados. Simplificando, ele calcula e adapta o tempo de abertura e fechamento dos semáforos, respondendo em tempo real ao volume de veículos nas vias. A meta é conectar todos os 1.900 Controladores CD300 Vanguard ao SCATS, controlando assim os 2.500 cruzamentos na região do centro expandido de São Paulo, pois em algumas situações, um único controlador pode gerenciar múltiplos cruzamentos.
O que são os semáforos inteligentes?
Eles são chamados de inteligentes porque funcionam sob demanda: o tempo que o semáforo fica verde ou vermelho dependendo da quantidade de veículos na via naquele momento. Automaticamente, ajustam-se ao longo do dia para melhor gerenciar o fluxo de trânsito.
Como funcionam?
• Câmeras instaladas em pontos estratégicos dos cruzamentos semaforizados mensuram a quantidade de veículos.
• Em tempo real, um sistema transforma as imagens em dados.
• Por meio de algoritmos, o sistema ajusta o tempo de abertura dos semáforos.
• Por exemplo: se uma via estiver sobrecarregada em relação à outra de um mesmo cruzamento, a que tiver mais veículos ficará com um tempo maior de semáforo aberto, a fim de desafogar o fluxo e gerar fluidez no trânsito.
• O ciclo semafórico de uma subárea é determinado pelo cruzamento mais congestionado.
• O sistema procura o conjunto semafórico com maior demanda e replica os ajustes aos demais.
• O tempo de travessia para pedestres é fixo, não se altera, preservando a segurança de quem caminha.
O Contrato da PPP com a Ilumina SP é gerido pela Regula SP e a coordenação técnica do projeto está a cargo da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, gestora e operadora de todo o trânsito da capital paulista.
A Digicon está contribuindo para o futuro da mobilidade em São Paulo, para torná-la mais inteligente, onde a tecnologia trabalhe em harmonia com as necessidades dos cidadãos, tornando a experiência de conduzir e caminhar mais segura e eficiente. Uma cidade melhor para todos.
Conheça todas as Soluções de Trânsito da Digion, clique aqui!