Aeroportos australianos recebem equipamentos Digicon para controle de fronteiras

Através de parceria com a empresa Global Idemia, a Digicon forneceu equipamentos e tecnologia Smart Gates para atualizar o sistema de controle de fronteiras no desembarque em 8 aeroportos australianos. O modelo dFlow, equipamento de alta tecnologia com elevado nível de segurança que esse tipo de operação exige, foi o escolhido para esse projeto.

A Idemia, empresa reconhecida mundialmente por tecnologias de identificação por biometria, criptografia, sistemas, análise de dados e dispositivos inteligentes, venceu o contrato para atualizar os sistemas de desembarque em 8 dos principais aeroportos da Austrália: Darwin, Adelaide, Brisbane, Cairns, Gold Coast, Melbourne, Perth e Sydney, com 3 já em início de operação.

Conforme Peter Elbling, presidente da Digicon, “projetos que envolvem controle de fronteiras necessitam de um alto grau de personalização e segurança, pois nota-se cada vez mais que estes dois quesitos devem ser compatíveis com uma experiencia mais humanizada para o passageiro. Cada país tem as suas regras de entrada, e os sistemas e equipamentos devem estar conforme a legislação. O projeto da Austrália em particular envolveu a personalização dos equipamentos dFlows tanto na parte mecânica como de software. Por exemplo, o cliente final, a Australia Border Force (ABF), queria gerar alertas visuais para casos específicos de uso que fossem discretos para o passageiro, mas bem visíveis para ABF”.

A solução apresentada pela Idemia passou por rigorosos testes sistêmicos e de experiência do usuário, aplicados pelos órgãos competentes da Austrália, como o Ministério de Assuntos Internos e pela Polícia de Fronteira Australiana (ABF). Também foi realizado uma operação controlada com desembarques reais. Após todas as aprovações governamentais, foram implantados os dFlows integrados com o MFACE da Idemia.

“A Idemia Austrália queria atender aos anseios da ABF para uma solução diferenciada a nível mundial. A escolha pelo dFlow atesta a inovação que este produto traz ao mercado de fronteiras e de controle de passageiros em geral. A Digicon foi escolhida também pela capacidade de entregar um produto de qualidade com as personalizações requeridas nos prazos exigidos pela ABF. Sem dúvida o suporte do time de engenharia da Digicon foi criando um laço de confiança mutua entre a Idemia e Digicon”, destacou Elbling.

Com a atualização dos equipamentos, os passageiros dos aeroportos passam por uma verificação mais profunda nos terminais ‘Gen3 Kiosk’, distante alguns metros dos bloqueios dFlow. Em seguida o passageiro pode usar qualquer bloqueio dFlow para uma última validação, e entrada no país. Essa checagem final é feita através da tecnologia de identificação biométrica do rosto do passageiro, utilizando MFACE da Idemia.

Com essa aplicação, não há necessidade de um passaporte no bloqueio, pois o rosto do passageiro é usado como token e prova de sua identidade, elevando o nível de monitoramento nas fronteiras, garantindo mais segurança e uma melhor experiência dos usuários com mais agilidade e conforto. 

“Este projeto e seu sucesso foram muito importantes para o dFlow e a Digicon. ABF foi o precursor mundial na automação de processos de entrada em fronteiras no início dos anos 2000 e estavam procurando uma solução que trouxesse inovação ao processo com graus muito mais elevados de hospitalidade e segurança. A solução é inovadora no mundo e consegue reduzir, significativamente, o tempo do processo de imigração. A ABF volta a ser uma referência mundial no processamento automatizado de fronteiras e a Digicon estende a sua participação no mercado de aeroportos, passando também a fornecer a tecnologia dFlow para controle de fronteiras de imigração e emigração”, completou Elbling.

Para o Coordenador Comercial de Mobilidade em Aeroportos da Digicon, Adilson Santos, a inovação do dFlow deu a oportunidade de se ter uma solução de rastreamento de passageiros que pode ser evolutiva e aprimorada conforme os cenários e casos de uso da operação que os aeroportos apresentem.

Sobre a Digicon ser a fornecedora de um projeto tão importante, Adilson destaca. “Ser uma empresa brasileira que teve a oportunidade de oferecer tecnologia para um país de primeiro mundo em um segmento tão relevante, qualifica e consolida ainda mais a Digicon nesse mercado aeroportuário. Santos complementa. “A Digicon entende que o controle do fluxo de passageiros, não se alterou nessas últimas décadas. Simultaneamente, o mundo se modificou muito neste período. Hoje em dia clientes e usuários das soluções querem ter experiências cada vez mais rápidas e humanizadas quando em contato com a tecnologia. A Digicon entende que também conquistou seu espaço no atendimento dessa expectativa. Com o dFlow, conseguimos elevar os níveis de segurança tanto para o passageiro, quanto para a operação no aeroporto, mantendo a premissa de conforto. Essa característica da solução da Digicon, criou uma espécie de identidade no mercado, fazendo o segmento mais exigente e permitindo pensar que é possível fazer melhor”.

Conheça outros cases das soluções Digicon para aeroportos:

  • Embarque Digital – ponte Aérea Rio/São Paulo – Brasil – clique aqui
  • Aeroportos na Bolívia – clique aqui
  • Aeroporto Internacional de Porto Alegre – RS – Brasil – clique aqui
  • Aeroporto Internacional de Salvador – Bahia – Brasil – clique aqui

Produtos relacionados

Bloqueios
Bloqueios

Seu acesso para o futuro.

Gates para Aeroportos
Gates para Aeroportos

Segurança e rapidez.

dFlow
dFlow

Um novo conceito em bloqueios para controle de acesso.