Quinta ponte aérea com maior fluxo de voos do mundo tem embarque 100% digital com tecnologia Digicon
Depois da fase de testes em 7 aeroportos, com a participação de mais de 6 mil passageiros e 200 tripulantes, o Projeto Embarque Mais Seguro 100% Digital inicia de forma definitiva seu funcionamento nos aeroportos no Brasil, a partir do segundo semestre deste ano.
O Embarque Seguro 100% Digital foi criado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e operacionalizado a partir do acordo de cooperação técnica entre Infraero e Serpro, empresa de tecnologia do governo federal.
Os primeiros aeroportos a operar com o novo sistema são Congonhas em São Paulo e Santos Dumont no Rio de Janeiro. A ligação aérea entre as duas localidades é a quinta com maior fluxo de voos do mundo. Outros aeroportos podem ser incluídos no projeto.
A Digicon, como empresa parceira do projeto, é responsável pelo fornecimento dos equipamentos de controle de embarque com reconhecimento biométrico facial. A empresa, que fabrica diversos produtos direcionados a mobilidade urbana, vai fornecer os equipamentos modelo dFlow BCBP (sigla em inglês para Bar Coded Boarding Pass), desenvolvidos com exclusiva tecnologia. O dFlow proporciona:
- mais conforto
- agilidade na passagem
- maior fluxo de pessoas
- maior assertividade no controle de embarque
- inclusão – todos os gates permitem acessibilidade total
- melhor experiência ao usuário.
A nova forma de embarque inicia com o usuário realizando o check-in pelo aplicativo da empresa aérea. Após, passageiros e tripulantes precisam posicionar o rosto em frente ao equipamento de leitura biométrica facial no momento de acesso à sala de embarque e aeronaves. A validação da identidade é 100% digital, feita com base nos dados da Carteira Nacional de Habilitação e da Justiça Eleitoral. Esta modalidade dispensa a apresentação dos documentos de identificação ou cartão de embarque, atribuindo maior eficiência, agilidade e segurança ao processo com um todo.
O secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse que o uso em definitivo da biometria nos aeroportos brasileiro é algo realmente inovador, uma grande evolução para o setor aéreo. Também destacou que além dos benefícios para os usuários, a nova modalidade de embarque reduz custos das empresas aéreas que terão menos equipes nessas operações bem como redução do tempo com aeronaves em solo.
O Brasil dá um grande passo no setor aéreo. Conheça o dFlow, acesse https://www.digicon.com.br/produtos/gates/