Inovação em movimento: Digicon apresenta soluções inteligentes para a mobilidade urbana
As cidades inteligentes representam um modelo conceitual de desenvolvimento urbano que é baseado na utilização do capital humano, coletivo e tecnológico para o aperfeiçoamento das vias urbanas. As smart cities criam distintas oportunidades de negócios, além da possibilidade de colaboração entre os setores públicos e privados. Um dos principais pontos é melhorar a mobilidade urbana das cidades. Pensando neste conceito, a Digicon oferece diversas soluções para o gerenciamento de tráfego que auxiliam otimizando a circulação de veículos e pedestres nas ruas. Confira abaixo algumas soluções disponíveis:
Os Controladores de Tráfego da Digicon são totalmente modulares, permitindo que os recursos dos equipamentos sejam configurados de acordo com a realidade de cada cruzamento, ou seja, totalmente personalizados. Além disso, possuem painel com display gráfico que permite uma configuração facilitada do equipamento.
A empresa comercializa três modelos de controladores de tráfego, são eles:
- FCA Modular: é ideal para cruzamentos mais simples, com excelente custo-benefício. Além disso, possui painel basculante que facilita a manutenção e o acesso aos componentes. Opera com detetores veiculares com até 4 laços. O equipamento ainda pode ter até duas botoeiras de pedestres.
- CD 200 Plug in: projetado para cidades com alto volume de tráfego, com capacidade para atender a demanda de cruzamentos complexos. Os módulos plug in dispensam o uso de ferramentas e facilitam a manutenção. O equipamento ainda opera com detetores virtuais através de câmeras e pode ser conectado ao sistema SCATS Adaptativo em Tempo Real.
- CD 300 Vanguard: o controlador de tráfego mais inovador da Digicon, ele opera com Protocolo UTMC 2, que permite conexão ao Sistema de tempo real SCOOT e também ao SCATS. Com até 24 fases e configuração facilitada para diversos tipos de fluxo. Permite a programação de até 4 controladores virtuais.
Ambos possuem gabinete em alumínio com pintura epóxi-pó com fixação em colunas ou base, programador incorporado, operação em 110 – 240 VAC, 50 ou 60 Hz, sincronismos de relógios via GPS e monitoramento de verdes conflitantes e de lâmpadas vermelhas queimadas. Todos os modelos de Controladores permitem conexão a Central de Tráfego WEB, que permite a gestão total dos equipamentos com sistema na nuvem.
Central Traffic Vision Web: todas as operações do sistema num único software
Além desses controladores, a empresa também disponibiliza o Software Central de Tráfego Traffic Vision Web, que permite monitorar e gerenciar os controladores de tráfego em tempo real, permitindo a geração de relatórios com todas as operações do sistema. Com um software gráfico em plataforma web, com visão de mapas e zoom de áreas e cruzamentos, que permite a operação por multiusuários com diferentes níveis de acesso através de senhas.
Para o Diretor de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho, o lançamento da Central Web, realizado em 2020, foi um avanço tecnológico para a empresa: “Hoje é possível fazer programações de trânsito 100% online, tudo sincronizado. Quase todas as cidades, com mais de 50 mil habitantes possuem um centro de controle. Por exemplo: a Central Web armazena tudo na nuvem. Com isso, o controle do fluxo de informações é maior e mais dinâmico. Tudo isso fica armazenado, permitindo a geração de diversos relatórios e possibilitando a análise de dados. Esse sistema acaba sendo menos custoso, pois requer menos manutenção, o que é uma vantagem para as prefeituras”, explica ele.
Conheça outras soluções inteligentes para mobilidade urbana que a Digicon oferece
O Detetor Virtual de Semáforo Inteligente opera através de câmeras localizadas junto ao semáforo, que identificam o número de veículos que estão próximos a ele e auxilia na fluidez do trânsito, reduzindo tempos de espera desnecessários. Um equipamento flexível, de fácil instalação e manutenção, além de apresentar ótima performance até mesmo em situações de baixa visibilidade como neblina, chuva e à noite.
A Botoeira Sonora BSD 300 da Digicon emite sinal sonoro para travessia de pedestres com deficiência visual e possui 6 faixas horárias para determinação da ativação, desativação e limitação do sinal sonoro, quando em modo sonoro durante o dia. A botoeira sonora da Digicon é homologada pelo CONTRAN.
Por último, o Sistema adaptativo de controle de tráfego em tempo real (SCATS) possibilita alterações nos parâmetros operacionais dos controladores, de forma automática para otimizar o fluxo de veículos. Com isso, reduz atrasos e congestionamentos, aumentando a velocidade média da via, além de diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de poluentes. O sistema permite integração total com os controladores da Linha CD 200 Plug in e CD 300 Vanguard, possibilitando a melhor relação de custo-benefício do mercado na implantação e manutenção destes sistemas.
A Digicon ainda oferece serviços de assistência técnica com cobertura nacional, garantindo perfeito funcionamento de suas soluções para mobilidade. O programa de treinamento de parceiros inclui a implantação e manutenção semafórica, manutenção de módulos e peças, treinamento, serviço de operação assistido (que reduz o impacto inicial dos novos sistemas nas operações do cliente), consultoria, projetos e estudos para revitalização semafórica.
Conheça outras soluções de mobilidade da Digicon.